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Imagens e Fotos

  • A resolução das imagens deverá ser, preferencialmente, em 300dpi, admitindo-se o mínimo de 250dpi, não é necessária resolução superior à 300dpi porque o ganho de detalhes será imperceptível ao olho humano. As imagens abaixo de 250dpi irão perder detalhes e sairão serrilhadas na impressão;
  • O modo de cor que deverá ser utilizado para as imagens é o CMYK, jamais utilize qualquer outro modo, por padrão as câmeras fotográficas digitais, geram seus arquivos JPG no modo RGB, que não é admitido no processo gráfico, portanto é necessária a conversão através de softwares de edição de imagem;
  • Os formatos de imagens aceitos são: JPG, TIFF e PSD. Qualquer outro formato deverá ser evitado, pois os mesmo deverão ser convertidos para os aceitos e, nesta conversão haverá perda de qualidade e alterações de cores.
    Obs.: O formato PSD deverá ser evitado em versões antigas do CorelDraw e Adobe Indesign;
  • Evite redimensionar as imagens nos softwares de editoração e vetorização, porque quando ela é redimensionada sua resolução é alterada, podendo assim deixar o arquivo mais “pesado” do que deveria ou suas imagens em baixa resolução.
    Obs.: Use os softwares de edição de imagem para manipular suas imagens;

Cores

  • O modo de cor das imagens, vetores e fontes deverá ser CMYK ou especiais (PANTONE), jamais poderão ser diferentes desses dois tipos mencionados.
    Obs.: As câmeras fotográficas por padrão e conteúdos de internet, Word, PowerPoint, Excel, entre outros, possuem modo de cor RGB, ou seja, deverão ser convertidos para CMYK através de softwares de edição de imagens;
  • Jamais utilize a cor preta com porcentagem nas 4 cores, pois poderá sair fora de registro e/ou “entupir na impressão”, caso queira um preto mais reforçado, apenas acrescente 30% de Ciano, entretanto nunca reforce-o em textos;
  • Lembre-se: as cores do seu monitor são em RGB e na impressão serão em CMYK, mesmo que seus arquivos estejam em CMYK, ao serem exibidos pelo monitor há uma alteração, portanto a cor que é apresentada no monitor nunca será fielmente a que será impressa no papel;
  • Quando for utilizar cores PANTONES, visualizem essas cores em paletas impressas e, de preferência, no mesmo tipo e gramatura de papel que será impresso seu trabalho;

Fontes

  • Evite usar fontes finas em fundos chapados, pois geralmente o texto fica “entupido”, porque o papel sofre uma dilatação natural quando é molhado pela tinta, dificultando o registro e não resultando no acabamento desejado, na maioria das vezes, os textos ficam ilegíveis;
  • Ao enviar o arquivo aberto, não se esqueça de anexar às fontes utilizadas nele, porque nos softwares de editoração gráfica, as fontes não estão embutidas no arquivo, na verdade, estão vinculadas.
    Obs.: Em softwares de vetorização e alguns de editoração, existe o recurso de transformá-las em curva, ou seja, em desenho vetorial;
  • Quando for utilizar a cor em preto (black), jamais coloque porcentagem nas outras cores, ou seja, apenas deixe em 100% no canal do preto e, certifique que este texto esteja configurada como overprint, geralmente os softwares de edição gráfica já fazem esta configuração por padrão;
  • Caso você envie um texto de softwares que não são de editoração gráfica para área de transferência (CTRL+C), ao colar (CTRL+V) este texto no seu trabalho, verifique o modo de cor, geralmente ele vem em RGB, porque é o modo de cor padrão destes softwares, sendo assim, você deverá convertê-los para CMYK;

Pré Impressão

  • Procure enviar o boneco em todos os trabalhos, principalmente quando houver acabamentos especiais e dobras, pois ele é sua garantia que não haverá problemas desse tipo;
  • Em todas as provas confira minuciosamente, atentando-se a cada detalhe, mesmo nos detalhes já conferidos em provas anteriores, porque na nova alteração pode danificar o que já estava alterado;
  • Não deixe de analisar todas as provas, mesmo aquelas com poucas correções ou de correções simples, com isso, você estará garantindo a qualidade de seu produto;
  • Dê preferência por enviar os arquivos fechados, em pdf, eles possuem menor probabilidade de ocorrerem erros, porém é necessário que sejam fechados com o nosso PPD, baixe-o aqui e clique aqui para visualizar o tutorial de instalação;

Problemas mais comuns

  • Ausência de fontes, principalmente as menos comuns;
  • Falta de sangria ou insuficiente, deixe no mínimo 3 mm de sangria;
  • Cores e/ou imagens em modo RGB ou qualquer outro modo não suportado no processo gráfico;
  • Preto nas 4 cores, veja as dicas de cores para maiores esclarecimentos;
  • Várias versões de arquivos do mesmo trabalho, sempre que for feito alterações, sobrescreva o arquivo, deste modo você estará evitando a possibilidade de enviar a versão mais antiga;
  • A ausência do boneco, sempre o envie;
  • Objetos do CorelDraw com a opção overprint onde não deveria estar, fique atento!
  • Formato de arquivo e número de páginas diferente do que foi orçado;